Objetivo Geral e Objetivos Específicos: entenda o que são
Itens de extrema importância no TCC, os objetivos (geral e específicos) não são devidamente elucidados. Entenda de uma vez por todas através da 'aula-entrevista' com a professora e doutora pela Unicamp, Vanessa Teixeira.
Simone Ishizuka / Da Reportagem
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Tempo de leitura: 6 minutos
Elementos fundamentais no desenvolvimento do TCC, infelizmente o Objetivo Geral e os Objetivos Específicos não são devidamente elucidados ao aluno de graduação. O que pode prejudicá-lo seriamente no trabalho.
Em alguns casos, a não clareza destes pontos pode acarretar em horas perdidas do aluno em frente ao computador. No que pode resultar no aumento exarcebado da ansiedade .
E na pior das hipóteses, ele pode fugir do tema proposto ou ainda desistir do curso em exercício.
Para entender e como executar os objetivos na monografia, o Manual do TCC entrevistou a professora e doutora em Engenharia Elétrica pela Unicamp (Universidade de Campinas), Vanessa Siqueira de Catro Teixeira.
Entrevista com:
Vanessa Siqueira de Castro Teixeira
Professora e Doutora em Engenharia Elétrica na Unicamp (Universidade de Campinas)
No conteúdo, a docente explica o que são os objetivos, qual a diferença entre eles e traz exemplos dinâmicos.
Além disso, a doutora compartilha quais melhores caminhos o aluno pode trilhar para ter uma ótima avaliação no texto. Confira.
Objetivo Geral e Objetivo Específico
Antes de entender qual a diferença entre estas etapas na pesquisa, é importante saber o que é e para que serve cada uma delas.
Uma vez que estes objetivos são facilmente confundidos com outras etapas do trabalho.
Segundo o dicionário Google, a palavra 'objetivo' significa "aquilo que se pretende alcançar quando se realiza uma ação; propósito".
Algo que serve como um ponto de partida para a exemplificação dos termos propostos.
Segundo a professora, definir e deixar claro estes objetivos pode ajudar o aluno a entender melhor a pesquisa proposta.
Contudo, esta atividade não é obrigatória. Para Teixeira, estas definições se dão por uma conveniência metodológica.
"Essa divisão não é obrigatória, mas, quando realizada, os objetivos específicos devem ser expressos da mesma forma que o Objetivo Geral: não triviais e verificados ao final do trabalho", ressalta.
Objetivo Geral
Em linhas gerais, o Objetivo Geral é o resultado que se espera obter ao longo da pesquisa científica. Após testes e análises sobre o assunto, o aluno terá a resposta verdadeira, ou não, para a pergunta (hipótese) levantada no início do trabalho.
"Para isso, é necessário ter clareza do que deseja testar e onde chegar, ou seja, é necessário estabelecer o Objetivo da Pesquisa (Objetivo Geral)", explica.
A professora ainda reforça o contexto: "O Objetivo Geral descreve claramente o que o pesquisador propõe alcançar como seu estudo, devendo ser verificado ao final do trabalho (conclusão)", ressalta.
Teixeira exemplifica:
"Supondo que seja observado que estudantes do ensino fundamental não conseguem aprender ciências. Conversando com seu grupo de pesquisa, chegou-se à conclusão que era um questionamento interessante e que valia a pena ser respondido".
Pergunta Problema:
Por que estudantes do ensino fundamental não conseguem aprender ciências?
Resposta (Hipótese):
Os estudantes do ensino fundamental não conseguem aprender ciências porque tem dificuldade de relacionar a teoria vista em sala de aula com a realidade em sua volta.
Objetivos Específicos:
(1) identificar quais as competências são necessárias para um estudante do ensino fundamental construir um conhecimento em ciências; (2) mostrar como a ausência de uma dessas competências influencia na aprendizagem e na sua habilidade de relacionar e identificar fenômenos da ciência do cotidiano; (3) Diagnosticar as principais causas que levam essa ausência de competências/habilidades".
"Note que os objetivos específicos detalham o objetivo principal. Cada um deles é um subproduto, que envolve um ou mais processos a serem realizados, mas que se relacionam com o Objetivo Geral", destaca.
Como escrever os objetivos no texto
Mesmo com os objetivos bem formulados, para quem não tem a prática de escrever longos textos, pode sentir dificuldades em executar esta parte da pesquisa.
Desta forma, há alguns macetes para que isto seja possível.
De acordo com Teixeira, é de extrema importância que o aluno foque em responder a pergunta proposta no trabalho.
"Durante a pesquisa científica, todas as ações têm objetivo responder validar ou não uma hipótese. No processo da escrita não deve ser diferente", explica.
Ela ainda especifica: "Todos os elementos textuais que aparecerão no TCC têm como finalidade introduzir, contextualizar, definir, solucionar (mostrar como foi feito), apresentar resultados e discussões que sustentem (ou não) o seu objetivo geral ou suas hipóteses", disse.
E para ter um bom entendimento sobre o tema proposto, a revisão literária é uma prática fundamental.
"Durante a revisão de literatura o estudante avalia e interpreta os principais trabalhos existentes sobre a área escolhida para a sua pesquisa", disse.
A professora sustenta ainda que a leitura de trabalhos com a temática semelhante, ajuda o aluno a chegar a uma conclusão mais sucinta sobre a pesquisa.
"Esses trabalhos poderão ser utilizados na composição da base teórica que sustenta os resultados da pesquisa", defende.
"É com a leitura de trabalhos científicos que o estudante desenvolve um pensamento crítico sobre o assunto do tema, enxerga se há interpretações diferentes para os resultados que um determinado autor observou, identifica possíveis avanços daquela pesquisa e novos problemas gerados. A partir deste ponto, é possível estabelecer um objetivo claro para o tema escolhido", conclui.
Dica de ouro!
Um dos erros mais comuns, no ponto de vista da professora, é do aluno iniciar o texto antes de finalizar a pesquisa.
"A redação de um texto científico possui seus elementos metodológicos de escrita, mas de uma forma bem simples: é um texto onde você irá “contar a história” da sua pesquisa", explica.
Para ela, sem ter uma análise crítica de todos os resultados necessários, pode prejudicar na execução do trabalho.
"Iniciar a escrita sem saber como será o final dessa história vai exigir um esforço muito maior e que pode levar a fuga de tema ou inclusão de assuntos que não estão relacionados com o objetivo do trabalho", alerta.
E, na contramão do que geralmente se é recomendado pelos professores de TCC, a professora vai além.
"Pode soar estranho, mas iniciar o texto pelas conclusões (de trás para frente) ajuda a você observar se as conclusões estão realmente defendendo ou negando a sua hipótese. A partir disso, tudo que aparecerá no texto deverá sustentar as suas conclusões", finaliza.
Confira alguns verbos para Objetivo Geral
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