Como definir o Objeto de Pesquisa da monografia
Uma das principais etapas para iniciar os estudos do TCC, é a delimitação e definção do Objeto de Pesquisa. Com esta parte bem definida, o aluno pode iniciar as atividades da pesquisa científica de maneira mais concreta.
Simone Ishizuka / Da Reportagem
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Tempo de leitura: 5 minutos
Como parte das etapas iniciais do TCC, a delimitação do Objeto de Pesquisa é uma das atividades mais importantes do trabalho.
Sem ela bem definida, o aluno pode perder horas em frente ao computador , sem saber o que escrever.
E para que isto seja feito com sucesso, o aluno deve analisar os campos de interesse com bastante leitura e análise crítica.
Esta atividade atrelada com a supervisão do orientador, o assunto pode ser delimitado com mais clareza, dentro de uma visão mais científica.
Para esclarecer melhor este assunto, o Manual do TCC conversou com o professor e doutor no Programa em Estudo de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (ECCO-UFMT), Iuri Gomes.
Na entrevista, o docente explica quais caminhos o aluno pode percorrer e o que deve ser considerado no Objeto de Pesquisa.
Entrevista com:
Iuri Gomes
Doutor e Professor no programa em Estudo de Cultura Contemporânea da UFMT (MT)
O que é Objeto de Pesquisa?
O Objeto de Pesquisa nada mais é que a delimitação do tema escolhido pelo aluno. Com a ajuda do professor orientador, além de um estudo intenso sobre o assunto, é possível que a pesquisa chegue a este foco.
Embora seja de extrema importância a delimitação do objeto, infelizmente não há caminhos definidos para esta função.
Deste modo, o aluno deve treinar o olhar pesquisador dentro do subsídio teórico escolhido, para que não haja dúvida na escolha.
Segundo o professor Gomes, é possível que haja pontos de vistas distintos dentro de um mesmo tema.
"É possível pesquisar uma obra específica, por exemplo, e ter dois trabalhos diferentes. Dois pesquisadores podem analisar o mesmo conjunto de fotos, mas a partir de leituras e idiossincrasias de cada pesquisador, o resultado final será distinto entre eles", explica.
Objeto de Pesquisa Vs. Tema
Um dos pontos que mais geram dúvidas na iniciação científica, é confundir o Objeto de Pesquisa com o tema abordado.
Embora estas duas definições se encontrem na hora de desenvolver o trabalho, é importante que o autor tenha claro qual a função de cada uma delas.
Deste modo, o professor Gomes explica: "O tema é um assunto mais amplo, e o objeto de pesquisa é um recorte deste tema. A música é um tema. Abordar a produção musical indígena é um objeto de pesquisa", exemplifica.
Gomes ainda ilustra o exemplo com mais detalhes. "Especifica-se ainda mais, por exemplo, quando a etnia é delimitada – e é possível fechar ainda mais esse objeto, torná-lo ainda mais específico, tal qual foi mencionado na questão anterior", diz.
Tendo isso, a escolha do tema do TCC antecede a definição do Objeto de Pesquisa.
E para que estas etapas sejam concluídas no trabalho, é importante que o aluno analise os assuntos de interesse, mas com algumas ressalvas.
"Não necessariamente o que ele já sabe, mas o que o instiga a estudar sobre o assunto. Parte-se de uma premissa mais geral e, a partir de leituras e abordagens metodológicas, afunila-se até um tópico mais específico", esclarece o professor.
O que deve ser considerado no Objeto de Pesquisa?
Acima de qualquer expectativa que o aluno deva ter antes da escolha do tema e definição do Objeto de Pesquisa, é importante considerar o interesse sobre o assunto escolhido.
Tanto pelo aluno quanto pela comunidade científica, além da sociedade. Parece difícil, não é? Porém, não é impossível.
Para garantir a singularidade do trabalho científico, o aluno deve ter em mente a escolha teórica além da abordagem a ser realizada.
Pontos que, por vezes, impulsionam o aluno a buscar por novidades referente ao tema.
Entretanto, esta atividade precisa de uma certa cautela.
"Assuntos em voga são interessantes, mas dependendo do tema, podem soar datados em pouco tempo – temas cionados a tecnologia, por exemplo", analisa.
A atenção quanto a este tipo de abordagem na pesquisa é crucial para que o assunto resulte no inesperado: a 'mesmisse'.
"Deve-se ter atenção ao recorte proposto para fechar bem o tema, a fim de não deixar brechas para “previsões” que ultrapassem a própria pesquisa. As premissas mencionadas nas respostas anteriores prevalecem igualmente neste caso, ressalta o professor.
Ainda sobre ineditismo…
Mesmo que assuntos em alta resultem em uma sensação de novidade no campo acadêmico, é importante considerar que nem sempre eles são as melhores escolhas.
Pois, se são assuntos mais comentados, talvez a delimitação chegue a algum trabalho já desenvolvido anteriormente. E todo o esforço inicial do aluno pode ir por água abaixo.
"A questão de ineditismo depende muito da forma como se aborda o objeto de pesquisa – o que reforça um contato prévio do acadêmico com o tema. É possível partir do zero: o aluno não sabe nada de determinado tema mas deseja pesquisar sobre o mesmo. Porém, penso que neste caso o percurso teórico e de escrita tende a ser mais desafiador para aluno e orientador", explica Gomes.
E mesmo que objeto pesquisado possa não ser considerado "uma novidade", é necessário que o aluno se atenha ao que ele é capaz de transformar a pesquisa, independente da abordagem.
"A pesquisa será grandiosa à medida que o aluno se engaja em torná-la grandiosa – principalmente na Área de Humanas, que nem sempre tem produtos como resultado final da pesquisa", finaliza o professor.
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