segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Como definir o Objeto de Pesquisa do TCC - Manual do TCC

Como definir o Objeto de Pesquisa da monografia

Uma das principais etapas para iniciar os estudos do TCC, é a delimitação e definção do Objeto de Pesquisa. Com esta parte bem definida, o aluno pode iniciar as atividades da pesquisa científica de maneira mais concreta.

Simone Ishizuka Jornalista

Simone Ishizuka / Da Reportagem

Classificação:
5/5

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Tempo de leitura: 5 minutos

Aluno TCC andando pela biblioteca
Leitura com análise crítica dentro do campo escolhido, ajuda na definição do Objeto de Pesquisa.

Como parte das etapas iniciais do TCC, a delimitação do Objeto de Pesquisa é uma das atividades mais importantes do trabalho.

Sem ela bem definida, o aluno pode perder horas em frente ao computador , sem saber o que escrever.

E para que isto seja feito com sucesso, o aluno deve analisar os campos de interesse com bastante leitura e análise crítica.

Esta atividade atrelada com a supervisão do orientador, o assunto pode ser delimitado com mais clareza, dentro de uma visão mais científica.

Para esclarecer melhor este assunto, o Manual do TCC conversou com o professor e doutor no Programa em Estudo de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (ECCO-UFMT), Iuri Gomes.

Na entrevista, o docente explica quais caminhos o aluno pode percorrer e o que deve ser considerado no Objeto de Pesquisa.

Entrevista com:

Iuri Gomes

Doutor e Professor no programa em Estudo de Cultura Contemporânea da UFMT (MT)

O que é Objeto de Pesquisa?

Alunos TCC pesquisando juntos
Deve-se treinar o olhar pesquisador na área escolhida, para que não haja dúvida na delimitação.

O Objeto de Pesquisa nada mais é que a delimitação do tema escolhido pelo aluno. Com a ajuda do professor orientador, além de um estudo intenso sobre o assunto, é possível que a pesquisa chegue a este foco.

Embora seja de extrema importância a delimitação do objeto, infelizmente não há caminhos definidos para esta função.

Deste modo, o aluno deve treinar o olhar pesquisador dentro do subsídio teórico escolhido, para que não haja dúvida na escolha.

Segundo o professor Gomes, é possível que haja pontos de vistas distintos dentro de um mesmo tema.

"É possível pesquisar uma obra específica, por exemplo, e ter dois trabalhos diferentes. Dois pesquisadores podem analisar o mesmo conjunto de fotos, mas a partir de leituras e idiossincrasias de cada pesquisador, o resultado final será distinto entre eles", explica.

Objeto de Pesquisa Vs. Tema

Aluno de TCC pesquisando na biblioteca
O tema é um assunto mais amplo, e o objeto de pesquisa é um recorte deste tema", explica Gomes.

Um dos pontos que mais geram dúvidas na iniciação científica, é confundir o Objeto de Pesquisa com o tema abordado.

Embora estas duas definições se encontrem na hora de desenvolver o trabalho, é importante que o autor tenha claro qual a função de cada uma delas.

Deste modo, o professor Gomes explica: "O tema é um assunto mais amplo, e o objeto de pesquisa é um recorte deste tema. A música é um tema. Abordar a produção musical indígena é um objeto de pesquisa", exemplifica.

Gomes ainda ilustra o exemplo com mais detalhes. "Especifica-se ainda mais, por exemplo, quando a etnia é delimitada – e é possível fechar ainda mais esse objeto, torná-lo ainda mais específico, tal qual foi mencionado na questão anterior", diz.

Tendo isso, a escolha do tema do TCC antecede a definição do Objeto de Pesquisa.

E para que estas etapas sejam concluídas no trabalho, é importante que o aluno analise os assuntos de interesse, mas com algumas ressalvas.

"Não necessariamente o que ele já sabe, mas o que o instiga a estudar sobre o assunto. Parte-se de uma premissa mais geral e, a partir de leituras e abordagens metodológicas, afunila-se até um tópico mais específico", esclarece o professor.

O que deve ser considerado no Objeto de Pesquisa?

O objeto deve ser definido conforme o interesse da comunidade cientifica, além da sociedade.

Acima de qualquer expectativa que o aluno deva ter antes da escolha do tema e definição do Objeto de Pesquisa, é importante considerar o interesse sobre o assunto escolhido.

Tanto pelo aluno quanto pela comunidade científica, além da sociedade. Parece difícil, não é? Porém, não é impossível.

Para garantir a singularidade do trabalho científico, o aluno deve ter em mente a escolha teórica além da abordagem a ser realizada.

Pontos que, por vezes, impulsionam o aluno a buscar por novidades referente ao tema.

Entretanto, esta atividade precisa de uma certa cautela.

"Assuntos em voga são interessantes, mas dependendo do tema, podem soar datados em pouco tempo – temas cionados a tecnologia, por exemplo", analisa.

A atenção quanto a este tipo de abordagem na pesquisa é crucial para que o assunto resulte no inesperado: a 'mesmisse'.

"Deve-se ter atenção ao recorte proposto para fechar bem o tema, a fim de não deixar brechas para “previsões” que ultrapassem a própria pesquisa. As premissas mencionadas nas respostas anteriores prevalecem igualmente neste caso, ressalta o professor.

Ainda sobre ineditismo…

Aluna TCC pesquisando de mascara
"A pesquisa será grandiosa à medida que o aluno se engaja em torná-la grandiosa", destaca Gomes.

Mesmo que assuntos em alta resultem em uma sensação de novidade no campo acadêmico, é importante considerar que nem sempre eles são as melhores escolhas.

Pois, se são assuntos mais comentados, talvez a delimitação chegue a algum trabalho já desenvolvido anteriormente. E todo o esforço inicial do aluno pode ir por água abaixo.

"A questão de ineditismo depende muito da forma como se aborda o objeto de pesquisa – o que reforça um contato prévio do acadêmico com o tema. É possível partir do zero: o aluno não sabe nada de determinado tema mas deseja pesquisar sobre o mesmo. Porém, penso que neste caso o percurso teórico e de escrita tende a ser mais desafiador para aluno e orientador", explica Gomes.

E mesmo que objeto pesquisado possa não ser considerado "uma novidade", é necessário que o aluno se atenha ao que ele é capaz de transformar a pesquisa, independente da abordagem.

"A pesquisa será grandiosa à medida que o aluno se engaja em torná-la grandiosa – principalmente na Área de Humanas, que nem sempre tem produtos como resultado final da pesquisa", finaliza o professor.

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