segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Dedicatória TCC: Aprenda a fazer e confira modelos prontos - Manual do TCC

Dedicatória TCC: Confira modelos prontos e baixe PDF grátis

Espaço reservado para o autor fazer uma singela homenagem a pessoas especiais, independente se elas fizeram parte da pesquisa. Confira as normas da ABNT atualizadas, modelos prontos e baixe PDF graguitamente.

Simone Ishizuka Jornalista

Simone Ishizuka / Da Reportagem

Classificação:
5/5

Compartilhe esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Tempo de leitura: 3 minutos

Na fase final da pesquisa, o aluno pode ter algum tempo de sobra para cuidar dos espaços opcionais do trabalho.

Como por exemplo, dedicar todo o trabalho da pesquisa científica à personagens especiais daquele momento da vida.

Por isso, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) reservou no corpo da pesquisa a folha de Dedicatória.

Esta lauda serve para que o autor possa homenagear familiares, amigos, professores ou até pessoas já falecidas.

Mesmo que tenha um caráter mais livre na monografia, esta folha segue algumas configurações padrões.

Cada instituição de ensino tem a liberdade de definir essas regras, por isso, é de extrema importância que o aluno consulte o orientador ou o manual pedagógico do curso.

Conheça a folha de Dedicatória

Aluna TCC pensando
A ABNT orienta que a Dedicatória seja destinada a homenagear pessoas especiais para o autor.

Mesmo que tenha uma certa semelhança com a folha de Agradecimentos, ambas as páginas tem as próprias particularidades.

Em Agradecimentos, a folha é dedicada a professores, profissionais ou instituições que participaram de forma direta, ou não, na pesquisa científica.

Diferente da Dedicatória, que não necessariamente homenageia pessoas que participaram do trabalho, mas personagens importantes da vida da pessoa.

Configurações da folha de Dedicatória

A seguir, um modelo da folha de Dedicatória, conforme a NBR 14724 - documento oficial de trabalhos acadêmicos da ABNT.

exemplo-dedicatoria
exemplo-dedicatoria

Parte dos Elementos Pré-Textuais da monografia, a folha de Dedicatória deve ser posicionada logo após a Folha de Aprovação.

De caráter opcional, o aluno pode ter a liberdade de não fazê-lo, uma vez que esta não irá prejudicá-lo na avaliação. Contudo, se o fizer, deve seguir corretamente as normas da ABNT.

E mesmo que seja importante homenagear pessoas queridas, é orientado que esta folha seja redigida somente após a revisão definitiva da pesquisa.

Segue as configurações gerais da página:

Papel

A folha deve ser impressa em papel A4 (21x29,7 cm) de cor branca ou reciclado. Segundo as normas, não deve haver imagens ao fundo, assim como marca d'água.

Alinhamento

O alinhamento é justificado.

Fonte

Conforme as normas da ABNT, o pesquisador tem a opção de escrever em Times New Roman ou Arial (consulte a instituição de ensino) com tamanho 12. Geralmente, o título "AGRADECIMENTOS" é escrito em CAIXA ALTA (letra maiúscula) e, em alguns casos, em negrito.

Fonte

Conforme as normas da ABNT, o pesquisador tem a opção de escrever em Times New Roman ou Arial (consulte a instituição de ensino) com tamanho 12. Todo em itálico.

Título

Importante ressaltar que não há título nesta página.

Texto

O texto de Dedicatória deve ser curto. Ele é escrito na última linha da página.

Margens

O texto deve ser escrito no rodapé da página. É orientado que haja um recuo de margem de 8 cm à esquerda.

Espaçamento

Espaçamento simples.

Página

Conforme ainda as normas, mesmo que a folha de Dedicatória deva ser contada no número de páginas da monografia, é orientado que não haja indicativo numérico nesta lauda.

Confira modelos prontos de Dedicatória

Com elementos obrigatórios revisados, o aluno é liberado para fazer folhas opcionais no TCC.

Geralmente, o texto da Dedicatória é formado com bastante sentimento. Mas há aqueles que ficam confusos sobre como redigir ou quem lembrar. O que é totalmente compreensível.

É recomendável que o autor não seja tão polêmico no conteúdo, para não desagradar alguém da Banca Examinadora. Mas o humor é liberado neste espaço.

Desta forma, o Manual do TCC separou alguns modelos prontos de texto para o aluno copiar e colar, ou até se inspirar para fazer um conteúdo próprio.

Confira a seguir:

Familiares

Dedico este trabalho aos meus pais e irmãos, que me apoiaram nesta importante missão da vida.

Dedico esta pesquisa a toda a minha família, que sempre estiveram por perto e não mediram esforços para me apoiar nesta etapa da vida.

Aos meus primos, pessoas incríveis que estiveram comigo desde o início. Obrigada por me apoiarem e me ajudarem a ser uma pessoa melhor.

A ___________, companheiro(a) da vida e de muitas jornadas. Que me apoia ontem, hoje e sempre.

Aos meus avós, pessoas mais amadas do mundo, que cuidaram de mim e me apoiaram sem medir esforços nesta importante tarefa.

Aos meus tios e primos, pessoas maravilhosas que amo muito. Obrigada pela paciência, cuidado e carinho.

Dedico este trabalho à minha família, em especial à minha mãe, que sempre me apoiou e acreditou no meu potencial, sem isso eu não chegaria aonde cheguei. Sua garra, vitalidade e alegria de viver sempre foram minha inspiração.

Amigos

Aos amigos ______. _________ e ______, pessoas incríveis que me ajudaram na correria para fazer esta pesquisa.

À minha amiga querida ________, pessoa maravilhosa que vou levar eternamente no meu coração. Obrigada.

Ao amigo ___________. Te devo uma viagem à Pasárgada por me ajudar tanto nessa monografia. Muito obrigado!

Dedico esse trabalho aos meus amigos da turma _________. Vocẽs não me ajudaram em nada, mas eu os amo mesmo assim.

Dedico aos meus amigos. Os mesmos que me ajudaram de forma técnica para a realização deste trabalho. Sem vocês, nada disso seria possível. Muito obrigado!

Religiosos

Dedico em primeiro lugar a Deus, ser superior que me deu forças para caminhar e fazer esta pesquisa com tanta dedicação.

Primeiro quero agradecer aos Orixás e os guias espirituais, que me deram um apoio impossível de descrever. Obrigado pelo carinho e amor que jorraram sobre mim.

Primeiramente, não poderia deixar de agradecer a Deus, e a todas as forças dos orixás que me acompanharam nesse processo: Iemanjá, Iansã, Oxum, Ogum, Xangô, e todas as forças de aruanda.

Primeiro de tudo quero agradecer a Deus, meu pai celeste que sempre esteve ao meu lado em todos os momentos da vida.

Dedico este trabalho e o meu respeito a Exu e a todos os Orixás. Meus guias espirituais que me apoiaram e guiaram em toda esta caminhada.

Primeiro de tudo a Deus, meu pai celestial maior que nunca me deixou, nem nos momentos de dor e dificuldade. Aos espíritos iluminados e guias espirituais, seres de luz que me guiaram a caminhos de muito aprendizado, mesmo com espinhos. Meu muito obrigado.

Apaixonados

Ao meu companheiro(a) de vida ________, pessoa maravilhosa que esteve comigo este tempo todo, me apoiando, me ajudando e sendo parceiro para todas as horas. Amor da minha vida, te amo demais.

Este trabalho dedico inteiramente ao amor da minha vida ___________. Sem ele, nada disso seria possível. Muito obrigada.

Esta pesquisa é dedicada a _____________. Mulher incrível, que está ontem, hoje e sempre ao meu lado e é uma das maiores incentivadoras das realizações dos meus sonhos.

Ao amor da minha vida ___________. Que não mediu esforços para fazer com que este sonho fosse realizado. Te amo para toda a vida.

Dedico este trabalho ao meu marido ___________ que, além de me dar todo o suporte para a realização deste trabalho, me ajuda a ser uma pessoa melhor a cada dia.

Esta monografia é inteiramente dedicada a minha esposa __________, que luta diariamente comigo, pela nossa felicidade, pela nossa formação e pelo nosso amor.

Professores

Dedico esta monografia ao meu professor e orientador _________, pessoa especial que me auxiliou no processo de ideias e me apoiou todo este tempo de desenvolvimento deste presente projeto.

A minha mestre orientadora, por ter sido um verdadeiro farol nas águas turvas deste projeto. Sem você, nada disto seria possível. Meu muito obrigado!

Ao meu orientador(a) ___________, que teve toda a paciência e sabedoria de acompanhar este trabalho com tanto zelo e cuidado. Jamais esquecerei.

Aos professores __________, ____________ e ____________. Verdadeiros mestres que me mantiveram focado neste caminho do conhecimento até a chegada da conclusão tão satisfatória deste projeto. O meu muito obrigado!

Este trabalho é inteiramente dedicado a equipe de educadores da instituição __________. Profissionais de ponta, que não mediram esforços para que este projeto tão desafiador, fosse concluído. Vocês são os melhores!

In Memoriam

Dedico este trabalho aos meus avós ___________ e _____________ (in memoriam). Sem eles eu não teria conquistado tudo até aqui.

Este projeto é dedicado ao meu pai ___________ (in memoriam), meu amigo e meu herói da vida toda.

Dedico este trabalho à minha irmã querida _____________ (in memoriam), que foi tão cedo, mas que deixa eterna saudade.

Este trabalho é totalmente dedicado à minha mãe ___________ (in memoriam). Mulher de fibra e inigualável e que sempre esteve ao meu lado.

Ao amigo ______________ (in memoriam. Exemplo de alegria e amor a vida. Este trabalho vai para você.

Quero dedicar esta monografia à minha avó _________ (in memoriam). Mulher de garra e sem estudo, mas que não mediu esforços para eu alcançar este diploma.

Ao meu pai querido __________ (in memoriam). Aquele que sempre se esforçou para me proporcionar a melhor educação. Aqui estão os resultados de todo o seu trabalho. Muito obrigado.

Ao meu avô ____________ (in memoriam), que foi um verdadeiro pai para mim. Me ensinou à escrever e hoje dedico este trabalho de conclusão à você.

Baixe o PDF e aprenda a configurar
aprenda a configurar no word a sua dedicatória
Fique tranquilo (a), seus dados estão protegidos pela lei de proteção de dados. Este site conta com um ambiente seguro dentro das politicas de privacidade brasileira.

*Gostou? Acesse também nossas redes sociais e fique ainda mais por dentro do conteúdo!

O post Dedicatória TCC: Aprenda a fazer e confira modelos prontos apareceu primeiro em Manual do TCC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário