Aprenda a escolher o melhor tema para o TCC em Administração
Como escolher o melhor tema para o TCC em Administração? Esta é uma das perguntas mais frequentes entre os acadêmicos no final do curso.
Os assuntos em destaque mudam conforme o tempo passa, as empresas modificam a atuação a cada instante, assim como o mercado de trabalho que elas se inserem.
Desta forma, realmente a escolha de um tema relevante para a academia se torna um verdadeiro desafio.
E para ajudar nessa importante escolha, o Manual do TCC conversou com a doutora em Administração e professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ivana Aparecida Ferrer Silva.
Na conversa, a docente explica de forma objetiva desde a busca do tema, cenário pós-pandemia e a avaliação da Banca Examinadora do curso de Administração. Confira.
Entrevista com:
Ivana Aparecida Ferrer Silva
Doutora em Administração e professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Escolher o tema do TCC Administração
Considerada a segunda graduação mais procurada do país (com 711 mil matrículas por ano, segundo o IBGE), atrás apenas para o curso de Direito (862 mil), é comum o aluno se sentir confuso quanto à conclusão.
Mas, embora seja crucial, a escolha do tema para a pesquisa final pode ser algo mais simples do que se imagina.
Embora o conselho mais dito seja "escolha um tema que goste", para a doutora Silva o aluno pode ir mais além.
Segundo ela, a pesquisa também pode ser algo que o incomode. "Cada aluno tem uma lógica diferente de raciocínio, então pode ter algo que o angustie ou que goste muito. Tendo esta resposta, você já tem o assunto", explica.
Seja pelo "amor ou pela dor", a professora aconselha que o aluno pense nos assuntos que o mais instigue, pois através desta linha de pensamento, a escolha do assunto chegará mais rápido.
"O aluno pode fazer uma pesquisa pelo fato de gostar muito do tema ou pelo simples desejo de solucionar um problema. E a partir disso, querer aprender mais sobre", completa.
E mesmo que o assunto da pesquisa já exista, vem a dificuldade da delimitação.
"Um aluno de graduação tem dificuldade de delimitar, pois tem aquela ânsia de resolver todos os problemas do mundo. Então, ele quer fazer tudo ao mesmo tempo e é aí que entra o orientador", recomenda a professora.
A doutora ainda ressalta que a ajuda de um profissional na área é fundamental, uma vez que o aluno ainda não tem experiência no campo científico.
"O objeto de análise deve ser palpável, ou seja, mais fácil de ser atingido, pois é um assunto preliminar ainda no estudo de graduação", explica.
O orientador em Administração
Para alunos que devem escolher o orientador no curso, esta função se torna tão importante quanto a escolha do tema.
Tudo isso porque, a boa relação entre o docente e orientando é fundamental para a boa execução da pesquisa. Afinal de contas, são meses dedicados a um estudo científico, o qual exige bastante trabalho e precisão.
De acordo com Silva, um erro comum entre os alunos que acompanhou é a possível má escolha do orientador.
E, ainda de acordo com a docente, a troca de professores durante a pesquisa, pode prejudicar no resultado da mesma.
"Cada um tem uma lógica de pesquisa para atender a tudo que o aluno propôs no início do trabalho, e isso pode mudar com a troca", explica.
Para que o aluno não precise tomar esta decisão em um momento inoportuno, Silva recomenda uma leitura mais intensa.
"Recomendo que o aluno leia bastante sobre o assunto e escolher um orientador que seja deste tema. Que conheça muito bem a área, para que ele possa ajudar a ter uma confiança na pesquisa", defende.
A professora ainda completa: "Além de ter uma boa relação e atingir tudo que o aluno se propôs no trabalho e executar corretamente a metodologia, seguindo as normas da ABNT", disse.
Escolha do tema em tempos de pandemia
Caso o aluno queira pesquisar assuntos em alta na Administração, ele precisa estar em constante atualização com os assuntos que rondam o mercado.
Isso porque, os temas em destaque estão sempre em movimento, por vezes com novas nomenclaturas e mapeamentos de processo. Destaques que exigem uma atenção especial na hora de definir um tema em Administração.
Um dos assuntos mais comentados na atualidade é, inevitavelmente, sobre as consequências da COVID-19. Após a sociedade ser obrigada a se recolher, devido a proliferação do vírus, o mercado, juntamente com a economia, sofreu relevantes impactos.
E uma das principais tarefas entre os administradores, é estudar meios para amenizar as consequências pós-pandemia.
A professora recomenda que, para o aluno que quiser partir desta premissa, deve analisar fatores históricos para buscar selecionar o objetivo deste tema.
"Um dos exemplos que podemos analisar para entender a atualidade é o Japão, no pós-guerra. Este é um dos exemplos semelhantes ao que passamos,", aponta.
Para ela, o curso ao qual atua, nada mais é que um resultante social. "A Administração responde a uma demanda social, então os estudos são desenvolvidos onde a sociedade caminha", descreve.
A professora ainda detalha: "A empresa é uma célula da sociedade e ela é quem movimenta a sociedade. Esta é uma definição defendida pelo economista alemão, Max Weber, no início do século XX", analisa.
"Assuntos Saturados" na Administração
Embora seja um bom questionamento para qualquer aluno no fim da graduação, no caso da Administração isso, não existe.
A afirmação é da própria professora, que defende a tese de que campo de pesquisa é um verdadeiro "universo em movimento", como se fosse um sistema aberto. Desta forma, os assuntos interagem sempre com o ambiente e demandas sociais que os cercam.
Ainda de acordo com a doutora, assuntos pesquisados anteriormente e que não estão mais em evidência, podem ser resgatados para uma análise contextual de diferentes temas.
"Acredito que não há um campo esgotado na Administração. O aluno precisa ler muito, pois na leitura ele vai construir um referencial teórico e, com isso, vai ter clareza do que quer", sustenta.
Ela ainda recomenda que o aluno, se possível, procure materiais em outras línguas, para que possa se aprofundar mais sobre o tema escolhido.
"Temos plataformas que nos ajudam na busca de artigos do mundo todo. A partir daí, o aluno pode se inspirar para ver como irá solucionar o problema", pontua.
Banca Examinadora
Não adianta escolher um tema e não se aprofundar. Isso é uma regra aplicada para toda e qualquer pesquisa de conclusão de curso.
E com base nisso, a construção de uma boa referência bibliográfica ajuda a ter mais domínio sobre o assunto e, assim, ganhar pontos com a Banca Examinadora.
Para iniciar esta verdadeira "trilha" de leituras no campo administrativo, a professora Ivana orienta iniciar pelas leituras clássicas do curso. Desta forma, o aluno pode ter uma melhor percepção histórica sobre o assunto escolhido.
"Após essas leituras, com referências mais discutidas no mundo, o aluno pode partir para autores mais contemporâneos", explica.
Para ela, com esta iniciação, o aluno tem contato com a evolução do conceito escolhido.
"Ele pode saber como ele surgiu, como ele entra na discussão naquele momento histórico e também para onde ele caminhou. A partir daí, o aluno conhece e consegue fazer a leitura daquela realidade nos dias atuais", disse.
Ainda sobre a percepção histórica, a professora defende que na Administração o pesquisador deve sustentar um olhar comparativo para um melhor entendimento.
"Sempre tem que ter esse olhar de metáfora, para saber em como aquela teoria pode dar suporte e subsídio para conseguir interpretar a realidade organizacional nos tempos atuais", orienta.
Por fim, Silva alerta que não basta ter apenas boa leitura. Para o aluno alcançar a nota máxima, ela ainda completa:
"A banca vai avaliar o mérito do trabalho, se está dentro das normas da ABNT, se não tem nenhum tipo de plágio. E também, se todos os objetivos propostos pelo autor, foram alcançados. Com tudo isso em dia, o aluno vai ser bem avaliado", finaliza.
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